22 de ago. de 2010

LENDAS
A LENDA DE CACIMBINHAS – PINHEIRO MACHADO – Antonio Augusto Fagundes

Muitos dos antigos gaúchos do lugar não gostam do nome de Pinheiro Machado, para o seu Município: ainda preferem o tradicional de Cacimbinhas.
Que, aliás, tem uma bela lenda: diz-se que um dia um estancieiro muito forte, de Bagé, que era cego como um morcego, passou por ali numa carreta. E ao beber a água daquelas cacimbinhas que brotavam do chão, marvilhou-se com o gosto, lamentando não Ter olhos para ver a terra, que tinha de ser mui linda ali.
Seu capataz entonces lhe disse: "Faça uma promessa pra Nossa Senhora da Luz!" E ele fez. Fez e foi lavar o rosto nas cacimbinhas e à medida que a água lhe tocava os olhos, ele ia recuperando a visão.
O estancieiro cumpriu a promessa, que era de erguer no local uma capela em honra da Mãe de Deus. Ao seu redor surgiu um rancherio, que cresceu até se tornar a vila de Cacimbinhas – hoje, a linda e hospitaleira cidade de Pinheiro Machado, famosa por seus churrascos de carne de ovelha.
O negrinho do pastoreio
O Negrinho do Pastoreio É uma lenda meio africana meio cristã. Muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. É muito popular no sul do Brasil.
Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e peões. Num dia de inverno, fazia frio de rachar e o fazendeiro mandou que um menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros recém-comprados. No final do tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino que ele ficou sangrando. ‘‘Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece’’, disse o malvado patrão. Aflito, ele foi à procura do animal. Em pouco tempo, achou ele pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o cavalo fugiu de novo.
Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou, nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.

Origem: Fim do Século XIX, Rio Grande do Sul.
João de Barro

Contam os índios que, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Melhor dizendo: apaixonaram-se. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou:
- Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?
- As provas do meu amor! - respondeu o jovem.
O velho gostou da resposta mas achou o jovem atrevido. Então disse:
- O último pretendente de minha fila falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.
Eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.
Toda a tribo se espantou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova.
Enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorou e implorou à deusa Lua que o mantivesse vivo para seu amor. O tempo foi passando. Certa manhã, a filha pediu ao pai:
- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.
O velho respondeu:
- Ele é arrogante. Falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.
E esperou até até a última hora do novo dia. Então ordenou:
- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.
Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seu olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e cheirava a perfume de amêndoa. Todos se espantaram. E ficaram mais espantados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!
E exatamente naquele momento, os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceu para sempre
Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.

A prova do grande amor que uniu esses dois jovens está no cuidado com que constroem sua casa e protegem os filhotes. E os homens amam o joão-de-barro porque lembram da força de Jaebé, uma força que vinha do amor e foi maior que a morte.
Lobisomem do Cemitério
Aproximadamente na década de 70em Rio Grande, atuava o famoso “Lobisomem do Cemitério”.
Pessoas que passavam tarde da noite por ali diziam que um estranho bicho aparecia sempre a meia noite. Assim que alguém passava, ele pulava do alto muro do cemitério e assustava as pessoas. Os que eram assustados por ele, revelavam que o bicho era meio homem meio animal. Foi a partir desse depoimento que as pessoas começaram a acreditar que se tratava de um lobisomem. Notaram também que o bicho uivava quando agia.
Mas o segurança da Viação Férrea (que ficava em frente ao Cemitério) não acreditava no que estava acontecendo. Então ele resolveu vigiar uma noite inteira o cemitério para ver se o que falavam era verídico. Assim que deu meia noite em seu relógio ele ficou mais atento em tudo que estava em sua volta. Foi aí que ele ouviu um uivo muito alto, no instante uma senhora passava pela frente do cemitério (uma mendiga), e o lobisomem saia do muro. O segurança começou a atirar, e o lobisomem saiu em disparada.
Desse dia em diante nunca mais se ouviu falar nele, mas nada dura para sempre, a qualquer momento pode aparecer um para voltar a assustar a cidade.
A lenda do Rio das Lágrimas – Bagé


Não é um grande rio - antes, quase um arroio. Bonito, cristalino, nasce no município de Bagé, na fronteira sul do Estado, em pleno pampa, como afluente do rio São Sepé.
E não nasceu por acaso.
Durante a Guerra das Missões (1750/1756) os índios guaranis, animados pelos padres e comandados por Nicolau Nhenguirú, o cacique Alexandre e pelo próprio José Tiarayu, o Sepé, tentaram impedir que os Sete Povos das Missões caíssem nas mãos dos portugueses. Para isso, as tropas européias não poderiam passar de Santa Tecla, nas terras de Bagé. Se passassem, nada poderia impedir que entrassem nas Missões, de cujos campos dizia Sepé Tiarayu: "Esta terra é nossa! Nós a recebemos de Deus e de São Miguel".
Pois os exércitos unidos de Espanha e Portugal, vencen¬do a heróica resistência dos missioneiros, passaram. Nesse dia, derrotado, Sepé sentiu que tudo estava perdido. Perdidos os Sete Povos, as casas e as igrejas, as lavouras e as estân¬cias. Perdidos os índios, seus lares e suas famiias. Perdida, enfim, a terra que tanto amavam. Co ivy fiandê retã! Esta terra é nossa!
E Sepé chorou.
De suas lágrimas, as próprias lágrimas da terra vencida nasceu um rio. E ele disse: Chereçá y apacuí. Chereçá y. Rio das lágrimas que eu chorei. Rio das minhas lágrimas.

.....................................................................................................................................



O Monstro da Panela do Candal – Bagé

É um bicho de imensidão de metros, todo ele cobra de um olho só. Não é bicho do mundo, afirmam gaúchos experimentados e vividos que têm se largado a caminhar e até pelo Paraguai já andaram.
Tranqüilo vivia sem ser molestado, porque não havia garras ou dentes, por aguçados que fossem capazes de se atreverem a enfrentar sua força disforme. As feras o respeitavam e os bugres convencidos estavam de suas flechas resvalarem na grossura invulnerável daquele couro rijo e escorregadio, sem sequer arranhá-lo. Pouco se afastava de perto dos rios, procurando as funduras maiores onde seu corpo coubesse e pudesse ficar só com a cabeça de fora. Ao entrar nas águas estas marulhavam como se estivessem gemendo, esparramando-se pelas margens, sacudindo-se de ondas.
Tão pacato que não agredia nem matava, até mesmo que fosse para comer. Não sabia o que era gosto de carne, alimentando-se de raízes e frutos silvestres, de folhas e talos, do mel no oco dos troncos.
Quando nos dias de inverno o sol descia em calor apetecido e procurado, estendia-se inerte e sonolento, gozando o doirado banho de luz e mormaço. Ocasião em que, confiantes vinham os bugrezinhos montá-lo e sobre seu dorso brincar, ou então os filhotes de sorro o rodeavam latindo e pulando, fazendo-lhe agrados.
Mas um aldeamento começou a se formar.
As armas de alcance deixaram de se compor apenas de arcos cujas flechas se lhe tocassem, mesmo de perto disparadas, lhes eram inofensivas. Os homens do Tenente-General Dom Diogo de Souza, haviam-lhe feito sofrer as conseqüências do chumbo.
Retirou-se das proximidades dos cerros, para livrar-se dos que ali se instalavam, refugiando-se na parte íngreme da Panela do Candal.
Metido nas tocas escuras dos rios, encurralado em acanhadas aberturas de erosões das águas, começou a curtir fome.
O aldeamento passara a freguesia. Multiplicava-se a população. E a poucos metros da Panela do Candal, haviam levantado capelinha tosca, de torrão e palha, onde se aglomeravam os fiéis em torno da imagem de São Sebastião. Crescia para ele o risco, desapareciam de todo as possibilidades de ainda poder sair para um pouco que fosse de liberdade. Vezes vinham que o Rio Bagé não agüentava mais em seu leito o peso demasiado das chuvas que caíam e então se escarrapachava invadindo tudo, represado se intrometia pelas tocas das barrancas, afogando os animais que nelas se achavam.
Por várias ocasiões esteve a ponto de ser asfixiado, debatendo-se com a violência das torrentes que jorravam corredor a dentro submergindo o corpo, deixando a cabeça de fora, oculto entre as ramas dos sarandizais das margens. Mesmo assim acontecera ser identificado e punham-se a caçá-lo. Para escapar de ser trucidado, via-se obrigado a longos mergulhos, neles permanecendo até que agoniado, estrangulando-lhe a falta do que respirar, não podendo mais suportar a aflição que o acometia, sôfrego, em rápidas escapulas, bastando apenas para absorver um pouco de oxigênio, voltava à tona e novamente imergia, para a repetição do tormento.
Como fugia sempre, seus perseguidores foram dispensando a prudência de atacá-lo de longe. Chegavam-lhe em cima para feri-lo.
Chagas que não mais cicatrizavam espalhavam-se em suas carnes doridas, enquanto outras iam sendo abertas nas agressões contínuas com que o maltratavam.
Deixando indícios por onde passava, marcando seu trajeto com o sinal vermelho do sangue que perdia e do qual vivia lambuzado.
As águas em que mergulhava manchavam-se de nódoas coloradas.
Matilhas de cachorros atiravam-se a nado, contra ele investindo, procurando mordê-lo e, embora não o conseguissem, seriam para aviso aos homens que, assim guiados, vinham descobri-lo e mantê-lo nessa inquietação sem trégua.
Quando baixavam as enchentes, a guarida da barranca em que se encobria, não mais o salvaguardava da sanha perseguidora desencadeada contra sua existência.
Haviam-no localizado e como não se animassem a penetrar na escuridão assustadora do buraco, neste encostavam as canoas e em sua entrada faziam fogo com bosta de vaca e bastante ramas verdes, desprendendo rolos de fumaça que o iam afligir e envenenar, enquanto os canoeiros de armas prontas o esperavam que saísse. E, um pouco a necessidade e outro pouco a revolta lhe foram modificando a mansidão.
Até que um dia, com as entranhas roídas pelo jejum, cansado de se ver preso em baixa e estreita cova semi-enxarcada, quando lá fora o campo e o sol que tanto amava continuavam amplos e generosos, cabendo a todos, mortificado pelas lancinantes úlceras que se infestavam de insetos a picá-las e nelas desovarem, corroendo-as com as larvas em efervescência evolutiva, endoideceu de vez e, num bote rápido, colheu em seus colossais anéis compressores a carroça com dois cavalos e o rapaz que a guiava, fazendo-os desaparecer nas águas da Panela do Candal, esmagando-os e arrastando-os para o subterrâneo.
Escuro, feio, repelente, escancarando a goela vasta como um abismo traiçoeiro, pondo à mostra as ameaçadoras presas pontiagudas e maiores que punhais, se pôs a fazer frente a quantos o surpreendiam.
E, se travou a luta corajosa entre o homem decidido e destemeroso e o bicho cujo furor o arrojava a se bater com denodo.
Teve mesmo um período de desatino tão grande que deixou de cuidar que não o vissem, expondo-se a percorrer os lugares mais freqüentados pela população.
Chegando sua audácia ao ponto de uma feita ir perturbar o ofício fúnebre que o Padre José Loureiro realizava na capelinha de torrão e palha.
Surgiu despedaçando as portas do templo e reduzindo as velas a uma massa desfeita.
E, naquele mesmo local, onde muitos anos mais tarde, o cerco federalista faria se travar homéricos combates, desenrolou-se encarniçado encontro entre o enfurecido monstrengo e os povoadores da nascente cidade, em que ficou bem manifestado não ser aquele, cobra desse mundo. E sim, prodígio, mostrando como se enroscava em volta dos que sentenciasse sem ser preciso escorar-se em árvore.
Lanças e espadas entortavam-se e quebravam-se nas mãos raivosas que as brandiam, deflagravam as garruchas e os mosquetes e o bicho, em meio corpo levantado atendia a todos, numa atividade de raio enlaçava o cristão pelas paletas, quebrava-lhe a espinha, jogando-o longe e já também estava com outro seguro.
Até que, ao se baixar para envolver um rapazote, este numa gingada brusca esquivou-se de ser apanhado e, com o coto de lança que trazia firme no punho, varou-lhe a pupila, arrancando-lhe um olho.
Com a visão desacomodada pela inopinada falta de um de seus órgãos, errava os golpes, desferindo-os a esmo, pressentindo-se sem defesa, inutilizado para prosseguir na aferrada peleja, abandonou-a.
Escolhera-se para munir-se de toda a sua elasticidade e, num ímpeto instantâneo, aquela imensidão de peso e tamanho transportou-se pelos ares, jogando-se na Panela do Candal.
As águas do Bagé em violento ribombo espadanaram, molhando longe, como se uma chuvarada, em que se misturavam peixes de todos os tamanhos, houvesse se desencadeado.
Mas as tremendas conseqüências desses atos, moderaram-lhe a intrepidez, fazendo recolher-se ao abrigo e despertando-lhe o desejo de uma evasão.
Assim, a precisão de poder espichar-se para descansar e a ânsia de locomover-se, de atingir uma outra saída o ensinaram a derruir as paredes de terra frouxa de sua toca e, num trabalho paciente e constante, escavando sempre, foi aumentando aquele túnel que por fim atravessando a cidade pela parte sul, desembocou muito longe dela, em campanha deserta, na beira da majestosa Lagoa do Umbu que vai pouco adiante formar o traiçoeiro Passo do Espantoso, num leito de laje, escorregadio e logrero.
Trinta anos de agonia levou na obra insana de cavar a passagem que, por baixo do chão hoje liga estes dois pontos do município.
Também, no dia em que com seu único olho viu a claridade surgir no rombo final da lenta escavação, sentiu o que só a ressurreição poderá fazer alguém sentir.
Ao tombar a última camada de terra e, tão logo a brecha se fendeu, jogou-se no mais rápido e impulsionado pulo que até então havia dado, ganhando ao campo no alívio de encontrar-se solto.
Deslumbrava-lhe a festa agreste a que retornava. E, um penetrante embevecimento o acometia de maravilhosa estupefação, sensibilizando-o tão atordoantemente que se lhe paralisava a faculdade coordenadora da ação.
Mas durou poucos instantes o desfalecimento que o prostrara. Despertou ainda confuso, refazendo-se em seguida. Já com nítida e perfeita certeza adquirira em suas reflexões o domínio do panorama, distinguindo-o normalmente.
Começou a sentir um vazio de fome a inquietá-lo. O cheiro de erva fresca que a aragem espalhava, a atmosfera sadia, oxigenada, que havia recuperado depois de tantos anos de reclusão sufocante, ativava-lhe o apetite.
Estava, porém escrito que seu comodato de liberdade fora inexoravelmente cassado pelos designos que regem os fados das criaturas.
Homens saíam da Freguesia e iam construir ranchos pelo interior da região..
Periclitava sua segurança. Recomeçava seu desassossego. Certa tarde, de trás de uma reboleira, sem que ele pressentisse, arrebentaram tiros e gritarias, ferindo-lhe a bala que, tendo-lhe penetrado sem sair, ficou formando calombo duro e ardente.
Voltou a se embrenhar no subterrâneo que pensara poder abandonar de um todo.
E até hoje, anda a percorrê-lo, ora se detendo por algum tempo na Panela do Candal, ora fazendo ponto na Lagoa do Umbu. E, a parelha de cavalos de raça, luzidia, amestrada, valendo uma fortuna ao circo que estacionara em Bagé, a lavadeira, a criança, os dois militares, o pescador, os tropeiros, uma infinidade de novilhos, os bois mansos, vacas e terneiros, tantas e tantas vidas, embarcações, carretas, carroças, sumidas em inexplicável sorvedouro sem que dos cadáveres e dos veículos que os conduziam nem rastro ficasse.
Bem há pouco, durante uma quinzena em que se desaveio com seu natural, deu pinotes e se torceu tanto no que passa embaixo da Matriz, que rachou paredes, fez cair rebocos, alteou piso, descascou pinturas e se não calçassem às pressas a igreja ela desabaria.
Daí começou a criar fama.
A ser citado pelas calamidades cometidas. Porque, enquanto foi submisso, sofrendo nos encontros fortuitos com seus algozes as mais duras penas, sem reagir, sujeitando-se com resignação a espingardeamentos que quase o matam, não se propalou a estóica brandura de que era dotado.

........................................................................................................................

Lagoa da Música – Bagé

Lagoa da Música em que há um instante em que cessa a barulhada do mato e a própria correnteza das águas se modera até silenciar por completo. Em que, repentinamente, um atento e religioso respeito se apossa de tudo o que estava em rebuliço e algazarra. E quando chegando às dezesseis horas, vai se realizar o antigo rito do encantamento daquelas águas.
Então, lá do fundo de certo trecho da Lagoa, vem um som harmonioso que pouco a pouco vai aumentando de intensidade até que aflorando à tona, estruge forte e enérgico, deixando atônitos os que não estão acostumados com ele.
Mas os dali, sabem que é o encantamento produzido pelo sangue de trezentos e muitos gaúchos degolados, com seus corpos atirados na Lagoa, que está se realizando. Sabem que numa tarde inteira e numa noite letra jota. O que em vez de jota pronunciava rota era castelhano e recebia incontinenti o aço afiado que lhe abria o talho de orelha a orelha. Negro Adão, de poncho largo atirado por cima dos ombros para as costas, firmava a ponta da faca bem chairada embaixo do nariz da vítima e quando
esta instintivamente levava a cabeça para trás com perícia de bom conhecedor do ofício lhe era desfechado o rápido e profundo talho no pescoço. Esguichando sangue, o ferido irremediável, ainda caminhava alguns passos antes de cair. Mas não só os castelhanos foram imolados. Muitos brasileiros estavam na lista das vinganças e passaram a fazer parte dos trezentos e muitos daquela tarde suja de sangue e noite de lodo vermelho sobre a relva. Negro Adão, bronco como era, trazia no peito ferida braba recém-aberta que não lhe dava trégua ao sofrimento, é que não fazia muito, gente daquela força que ali estava rendida degolara um filho seu. Se até os bichos se enraivecem e investem em desatino se lhes ferem as crias, quanto mais um homem guerreiro ao encontrar o cadáver mutilado de um filho!
O último a ser sacrificado, foi o rapazinho adversário que na hora da rendição tocara o clarim mandando "cessar fogo!" Foi destemido e macho de verdade na hora da morte como o tinha sido nos momentos de bala e pólvora e nas ocasiões tilintantes de espadas se chocando em lanças. Cabeça erguida, voz firme e insultante, ordenou ao preto carrasco: - Degola, negro malévolo que um gaúcho não se achica! Na fita branca de seu chapéu de abas largas, tinha a legenda atrevida: "Não peço nem dou vantagens!". Seu corpo deformado afundou nas águas da Lagoa, encerrando aquele trágico episódio. Desde aquele dia, sabem os moradores do Rio Negro que, na mesma hora em que, no combate feroz e prolongado, foi dada a ordem de rendição, a alma do jovem combatente vem do fundo da Lagoa, subindo lentamente, enquanto seu clarim repete as mesmas notas do toque de "cessar fogo!" Os incrédulos dizem que os sons harmoniosos ali ouvidos, nada mais são do que fenômenos de acústica. Os incrédulos, homens que lêem livros complicados e enredadores, ignoram por certo que a água das lagoas e dos rios, na campanha, guarda consigo o espírito dos gaúchos valentes que sinceros são pela liberdade de seu povo...




Índios de Pinheiro Machado e Região

No Rio Taimbé, que quer dizer beirada de pedra, errava uma numerosa tribo indígena da valente Nação Minuano, que ali aldearam e que a chamaram de Yquitory, que quer dizer terra alegre. Era chefe o valente índio Japagani - que quer dizer Águia Negra e que tinha como esposa a formosa índia Ibotiquitã - que quer dizer botão de flor. Essa índia, num banho no Taimbé deu a luz a uma encantadora índia nascida dentro da água, que se tornou personagem histórica, sendo batizada com o nome de Imenbuy-que quer dizer filha da água.
Após alguns anos o cacique Japagani recebe o chamado do Cacique Minuano Taguatoreba - que quer dizer Gavião Dourado - para comparecer numa Monohongaba - que quer dizer Conselho ou Assembléia Indígena, na Serra de Aceguá em Bagé.
Chegando a Aceguá e após ser informado dos motivos da Assembléia, que era: primeiro por ser fim de ano e era costume reunirem-se as tribos amigas e segundo pelos perigos que por todos os lados ameaçavam as tribos, pois desde Montevidéu, onde os Emboabas - Portugueses e Espanhóis rumavam ao Rio Grande do Sul.
Terminadas as reuniões, ficou acertada a missão ao Cacique Japagani que era de convidar o Cacique Tape Ibitiruçu - que quer dizer serrania, aldeado em Ibyty - que quer dizer Lagoa Negra, para fazer parte da aliança formada pelas três tribos, Taimbé, Aceguá e Asperezas. Esse aldeamento ficava a seis quilômetros de distância de Pinheiro Machado.
Pinheiro Machado é um dos municípios mais antigos do RS.
O Chimarrão

O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente.
Embora a acepção mate seja castelhana, é utilizada popularmente também no Rio Grande do Sul paralelamente com o termo "chimarrão".

Não se esqueça de tomar o chimarrão totalmente, fazendo a "cuia roncar".

"Os 10 Mandamentos do Chimarrão" é um texto humorístico sobre o chimarrão tomado no sul do Brasil é muito popular na Internet. Aqui reproduzo:

1- NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
2- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
3- NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
4- NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
5- NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
6- NÃO MEXAS NA BOMBA
7- NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
8- NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
9- NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
10- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Alguns ditados gauchescos

- Mais perdido que chinelo de bêbado.
- Mais tranqüilo que galópe de lesma.
- Mais firme que prego em polenta.
- Mais verde que guspe de mate.
Mais grosso...
- que dedo destroncado.
- que parafuso de patrola.
- que papel de enrolar prego.
- que mandioca de dois anos.
- que rolha de poço.
Mais informado...
- que gerente de funerária.
Alma inquieta ...
- como galho de sarandi tocado pelo vento.
Mais intrometido...
- que piolho na costura.
Judiado...
- como filhote de passarinho em mão de piá.
De alma leve...
- como um passarinho.
Mais ligeiro...
- que enterro de bexiguento.
Liso
- como sovaco de santo.
Louco...
- como galinha agarrada pelo rabo.
Mais magro...
- que guri com solitária.
Maldoso...
- que rato de igreja.
- que sorro de grota.
Mais medroso...
- que velha em canoa.
- que cascudo atravessando galinheiro.
Mais metido...
- que dedo em nariz de piá.
Nervoso...
- como potro com mosca no ouvido.
- como gato em dia de faxina.
Mais nojento...
- que mocotó de ontem.
Pacensioso
- como gato de bolicheiro.
Parado
- que nem água de poço.
Mais perdido...
- que cusco em procissão.
- que cego em tiroteio.
Perfumado...
- como mão de barbeiro.
Pior...
- que jacaré sem lagoa.
- que cusco que caiu do caminhão da mudança.
Quente...
- como frigideira sem cabo.
Rebola mais...
- que minhoca nas cinzas.
Sabido...
- como sorro velho.
Seca...
- como tiro de 12 cano-serrado.
Sério...
- que em defunto.
- que guri cagado.
- como guri que examina galinha para ver se tem ovo.

Sofrendo...
- como joelho de freira na Semana Santa.
Solita...
- como galinha em gaiola de engorde.
Mais sujo que...
- pau de galinheiro.
Sutil...
- como gato que vai pegar passarinho.
Tradicional...
- como embalagem de Maisena.
- como fórmula de Minâncora.
Tranquilo...
- que nem cozinheiro de hospício.
- como água de poço.
- como capincho em taipa de açude.
Mais vagaroso...
- que tropeiro de lesma.
Mais virado...
- que bolacha em boca de velha.
Mais à vontade...
- que bugio em mato de boa fruta.
Vivo...
- como cavalo de contrabandista.
Mais velho...
- que andar de pé.











Pilchas

Pilcha é a indumentária gaúcha tradicional, utilizada por homens e mulheres de todas as idades.
Pilcha masculina
Bombacha
Camisa
Lenço
Pala
Bota
Guaiaca (espécie de cinto)
Esporas
Tirador
Colete
Chapéu e barbicacho
Paletó
Faixa
Faca

Pilcha feminina
Traje (Vestido, saia e casaquinho, de uma ou duas peças) .
Saia de armação
Bombachinha
(Ciroulas na cor branca, de comprimento até os joelhos. Pode ser rendada ou não.)
Meias
Sapatos
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Curiosidades:
O lenço vermelho (maragato) e o lenço branco (ximango)

Peão é o homem gaúcho, prenda a mulher gaúcha, guri o menino gaúcho e piá a criança gaúcha.

Pago é a terra natal do gaúcho, querência é onde está morando.
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA
GESTAR II
FOLCLORE DA REGIÃO DE PINHEIRO MACHADO

O projeto foi elaborado a partir de uma proposta do Gestar II e servirá para atender os alunos do 4º Ano do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, turmas 41 da professora Graziele e 42 do professor Diogo onde os alunos usaram pesquisa e dados fornecidos pelos professores e aprenderão a origem da palavra folclore, suas tradições e significados.
O folclore é de valor integral na cultura.
Para contar passagens importantes da nossa história, as pessoas de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições que vão sendo passadas de geração a geração.

OBJETIVOS:
Desenvolvimento do hábito de pesquisa; Conceituar a palavra folclore.
Saber que folclore não é só: crenças, lendas, ditados, brincadeiras, mas é isso e muito mais.
Descobrir manifestações folclóricas do Rio Grande do Sul, focado na região de Pinheiro Machado.
Resgatar a história através de pesquisas.
Valorizar a cultura popular do Rio Grande do Sul.
Conhecer o significado das lutas, revoluções, escravos que passaram por nossa região.
Incentivar o gosto pela leitura;
Valorizar a Cultura Popular.
Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações da cultura de formação histórica da sua região;
Valorizar a cultura do Rio Grande do Sul;
Incentivar o gosto pela história, lendas, contos e causos e provérbios regionais que formam a nossa região,leitura, arte, música e dança.

JUSTIFICATIVA:
O folclore é de valor integral na cultura. Merece ser estudado e aproveitado sobre todos os aspectos, históricos, intelectual, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos, também irão pesquisar com os mais velhos para integrar – se aos valores culturais e históricos de Pinheiro Machado e municípios ao redor nosso que fazem parte da cultura de desenvolvimento histórico.

RECURSOS:
Fatos históricos
Dados históricos
Slides
Fotos
Vídeos
Documentários
Internet

CULMINÂNCIA:
Fazer a apresentação cultural.
Lançar dados para interpretação da historia.
Desafio na pesquisa de dados novos sobre o tema, além de causos e lendas.

ATIVIDADES:
§ Questionar, a partir do tema:
“Folclore: Formação histórica de nossa região e do Rio Grande do Sul ”:
O que sei? O que quero aprender?Como vou descobrir?
§ Leitura e exploração de fatos históricos, lendas, provérbios,etc , (trabalhar a ortografia relacionada);
§ Histórias e desenhos a partir das lendas trabalhadas;
§ Pesquisas sobre o tema;
§ Pesquisas sobre danças folclóricas da nossa regiões brasileiras;
§ Confecção de mural folclórico;
§ Produção de texto;
§ Apresentação;
§ Exposição;
§ Campeonato de adivinhas, trava-línguas etc.;
§ Vocabulários / Ditos populares;
§ Confecção de livrinhos dos chás, brincadeiras, vultos históricos, lendas, mitos , etc.

AVALIAÇÃO:
Será observado durante toda a execução do projeto a participação, criatividade, desenvoltura e interesse dos alunos, a fim de que nossa cultura seja cada vez mais valorizada e que nossos alunos venham adquirir e construir novos conhecimentos.

LINGUAGEM NO FOLCLORE:
Há muitas manifestações numa linguagem popular, mas as principais e mais conhecidas são:
• Parlendas: são palavras ritmadas de fornia a ordenar, com ou sem rimas.
Ex: Nunca me viu, cara de pavio? Sempre te vejo, cara de percevejo.
Provérbios: ditos que contém ensinamentos.
Ex: Diga-me com quem tu andas que eu te direi quem és.
• Adivinhações: também chamada de adivinhas, consiste em perguntas de caráter desafiador.
Ex: O que é, o que é que cai em pé e corre deitado? R:chuva
• Trava-Língua: pequenos versos em que se brinca com a fonética, a pronúncia das palavras através de repetições e rimas similares ou contrárias.
Ex: Um ninho de mafagafos
Cheio de mafagafinhos
Quem desmafagafar o ninho de mafagafos
Bom desmafagador será.
• Quadrinhas: estrofes de quatro versos sobre amor, um desafio ou
saudação.
Ex: Sou pequenino Do tamanho de um botão Carrego papai no bolso E mamãe no coração
• Frases prontas: frases consagradas de poucas palavras com
significado direto e claro.
Ex: "Tirar o pai da forca"
"Quem não tem cão, caça com gato"
• Frases de pára-choque de caminhão: frases humorísticas ou
religiosas que caminhoneiros pintam seus pára-choques.
Ex: "Dirigido por mini, guiado por Deus". "Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas".
Ainda há outros exemplos de linguagens folclóricas que são literatura de cordel, piadas, metáforas, etc.
- LENDAS DO SUL:
Negrinho do pastoreio
Salamanca do Jarau
Casa de MBororé
São Sepé
A moça do cemitério
A Lenda do minhocão
Boitatá
A origem do mate segundo os jesuítas
A origem da erva mate segundo os guaranis
Os índios de nossa região
O castelo de Pedras Altas e suas historias
Lanceiros Negros
Escravos das charqueadas
A lenda de Cacimbinhas
Caverá
João de Barro
A panelinha
O lobisomem do cemitério de RG
Praga do padre morto na Tamandaré
Angoera
Lagoa Vermelha
Quero-quero
Umbú
Soledade
Indumentária gaúcha
Etc


22 DE AGOSTO – DIA DO FOLCLORE

Por definição, folclore é o conjunto das tradições, lendas e crenças de um povo cuja expressão se dá através da cultura, linguagem, artesanato, religiosidade, alimentação e vestuário de uma determinada região ou nação. O Brasil é dono de um dos folclores mais ricos do mundo, construído pelos índios, negros e brancos.

O Dia do Folclore foi instituído em 1965, quando o presidente da República, Castello Branco, assinou o Decreto Federal n° 56.747, denominando o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore Brasileiro. Dois anos depois, no Estado de São Paulo, em 27 de junho de 1967, o governador do estado, Abreu Sodré, assinou o decreto nº 48.310, instituindo agosto como o Mês do Folclore.

A criação das datas que comemoram o folclore tinha como objetivo resgatar os personagens da mitologia brasileira. Os resultados foram positivos e a prova disso é o Saci, que há pouco tempo ganhou seu próprio dia, comemorado em 31 de outubro.
O QUE É FOLCLORE?
"Folclore é o conjunto ou estudo das tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expressos em suas lendas, canções e costumes".
"Folclore é tradição! Passado e presente! É cultura embasada nos usos e costumes de uma nação!"
"Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares e história de uma nação".

O QUE É LENDA? PORQUE O POVO CONTA LENDAS?

Estas perguntas não são especiosas, ou gratuitas. Bem ao contrário:
lendas são parte importante do folclore de um povo, estudá-las é fundamental para o aprofundamento da alma popular. Muitas vezes não conhecemos um grupo social em profundidade sem intimar o seu folclore.
Estudar as lendas, portanto, é fundamental.
As lendas são histórias do País contada pelo seu povo. A lenda é local e se localiza no tempo obrigatoriamente.
O povo conta lendas para fazer a sua autobiografia, para relatar as suas memórias.
APRESENTAÇÃO:
Dia:


Trabalho de pesquisa para casa:
Coletar dados com os familiares sobre:
• Itens da página 3 LINGUAGEM NO FOLCLORE. ( Não entra lendas)

• Trabalho em sala de aula sobre lendas, após deveram contar as lendas aos colegas ( grupo de cinco – cinco lendas).


• Cacimbinhas
• Índios da região da Campanha ( Pinheiro Machado e região)
• João de Barro
• A Lenda do minhocão – Bagé
• A Lagoa da Música – Bagé

• Pesquisa com os pais sobre:
• Como tu fazes? PASSO A PASSO
• CHIMARRÃO
• CHURRASCO
• CARRETEIRO
Para encerrar slides sobre :
Vestimentas dos gaúchos, Porongos e Castelo de Pedras Altas.
A cultura de nossas histórias.

10 de ago. de 2010



Geração Índico.


Geração Cristal.

Vygotsky
"Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra."

"As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade".

Formação Continuada - Mnoel Lucas Prisco.

Profª Ângela Susana Jagmin Carretta.
Foi um dia muito agradável com muitas dicas e conhecimentos novos principalmente em Mátematica onde ouvimos sobre nosso velho conhecido Vygotsky.
Também foi falado das GERAÇÕES de CRIANÇAS ÍNDIGO E CRISTAL, que é muito interessante e nos faz entender muitas coisas, colocarei mais informações e algo sobre as pesquisas que já estou fazendo sobre o assunto.

Jornada Pedagógica - Hipólito Ribeiro.


De acordo com o Decreto do Governo do Estado, nº 46.458 de 19/11/09, o periodo de 19 a 23 de julho de 2010 foi destinado as jornadas dos professores.
Palestrantes Ieda e Milton.

Hipólito Ribeiro - Lembrança do dia dos Pais.

 
Dominó para os pais e recreação.
Posted by Picasa

Votação para os Grupos Áulicos - Manoel Prisco.

 
Votação e recreação
Posted by Picasa