6 de jun. de 2020


Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
6º Ano – Projeto de Vida.
Professora Graziele Mello Monteiro
Aula para Junho de 2020 -  Primeiro Período de 8 até 15.

Aula Programada.

Páginas 32 até 45. 
Nesse momento apenas leitura.
Leite: Alimento e Produto industrializado.

Para viver devemos nos alimentar e nosso primeiro alimento foi o leite materno.
Nesse tema do livro o projeto é sobre Leite e nos fará perceber a importância do leite na vida dos seres vivos.
Faz um relato sobre a importância da alimentação e do leite na vida nas pessoas, de que modo ele aparece na alimentação das pessoas, quais transformações ele sofre a partir  do momento que sai do campo até chegar em nossas casas.


,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
7º Ano – Projeto de Vida.
Professora Graziele Mello Monteiro
Aula para Junho de 2020 -  Primeiro Período de 8 até 15.

Projeto de Vida – 7º Ano
Aula Programada.
Páginas 84 até 95.
1)      Responder da página 87 os números   1, 3, 4 e 5.
2)      Escrever exemplos de lixo que podem ser reutilizados, reciclados:
3)      De que maneira poderíamos solucionar o problema do lixo em grande escala. Tem algo que poderia ser feito: Dar a sua ideia.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
 Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
8º Ano – Projeto de Vida.
Professora Graziele Mello Monteiro
Aula para Junho de 2020 -  Primeiro Período de 8 até 15.
Projeto de Vida – 8º Ano.
Aula Programada.

Fontes de Energia Elétrica.
Páginas 82 até página 87. Só leitura.

Responder:
1)      Onde usamos energia elétrica?
2)      Quando falta a luz do que mais sentimos falta?
3)      Nessa época de pandemia minutos sem luz podem custar vida. Pensando por esse lado qual o valor da luz para o ser humano?
4)      Escrever um texto relatando a importância da energia elétrica para todos:


,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
9º Ano – Projeto de Vida.
Professora Graziele Mello Monteiro
Aula para Junho de 2020 -  Primeiro Período de 8 até 15.


1)      Listar, escrever informações que poderiam vir a ajudar outras pessoas . O que chega primeiro? Dar exemplos de cada um:
a)       Verdades sobre o Coronavírus:
b)      Fake News sobre Coronavírus:

Do teu Livro Individualmente e sem sair de casa responder as questões que são possíveis o que não tiver como fazer deixe para vermos depois.


O tema “Alimentação e costumes” que traz o livro “Conhecer e Transformar Projetos Integradores”. Usado nas aulas de Projeto de Vida. Trabalhado com o 9º Ano. Tem o objetivo de acordo com a BNCC de incentivar e valorizar a contextualização sociocultural por meio do conhecimento de assunto relacionados a alimentação
Associa a reflexão sobre o tempo presente a um olhar voltado à alimentação do passado.
Como ponto de partida para as descobertas sobre a cultura brasileira e sobre o processo de industrialização e modernização da produção de alimentos.
Contribui para a aquisição dessa competência por estabelecer conexões entre saberes, procedimentos investigativos e incentivar a produção de argumentos sobre a boa alimentação.
Essa parte histórica do conteúdo nos faz ter conhecimento e ampliar a visão para a Disciplina de Projeto de Vida. Não se vive sem comer. Não se vive sem conhecer. A história faz parte da vida. Sem conhecimentos paramos no tempo.
Você já pensou em ter que morar sozinho e ter que fazer tudo por você? Já pensou de onde vem os alimentos? Já pensou o que é saudável? Já pensou como te sustentar? Como fazer para comprar seus alimentos? Como preparar seus alimentos? De onde virá o seu dinheiro?

2) Agora pensa, reflete, pesquisa na internet e responde:
a)       Pesquisar o contexto em que a cesta básica foi proposta, durante o governo Vargas, em 1940.
b)      Explicar quando começaram as reivindicações por um salário mínimo e os motivos dessa reivindicação.
c)       Explicar quando o salário mínimo foi criado, em que circunstâncias, com quais justificativas e qual é a sua relação com a cesta básica.
d)      Qual é o valor do salário mínimo no Brasil atualmente?
e)      Escreve um exemplo de itens de uma lista de cesta básica?

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,