COMO MOTIVAR SEU ALUNO
☺ Relatos do dia-a-dia;
☺ Notícias da comunidade;
☺ Notícias de jornais e revistas
☺ Acontecimentos importantes;
☺ Gravuras;
☺ Textos principiados;
☺ Textos em rodinhas;
☺ Textos coletivos;
☺ Textos em dupla;
☺ Livros lidos;
☺ Revistas em quadrinhos;
☺ Debates;
☺ Cartas, bilhetes, avisos;
☺ Relatórios;
☺ Músicas;
☺ Poesias;
☺ Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes
PONTOS IMPORTANTES A OBSERVAR
☺ Dar sempre um título para o texto;
☺ Colocar o título no meio da linha;
☺ Deixar um espaço entre o título e o texto;
☺ Usar sempre o mesmo espaço dado ao 1º parágrafo;
☺ Travessões são colocados após o espaço do parágrafo;
☺ Evitar rasuras, borrões, manchas, etc;
☺ Cuidar da pontuação, bem como da divisão silábica no final da linha;
Escrever o necessário, sendo objetivo, não escreva demais, nem de menos;
☺ Consultar o dicionário sempre. Ajuda no desenvolvimento do vocabulário.
O QUE AVALIAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS
☺ Título de acordo com o texto;
☺ Vocabulário variado;
☺ Expressões ou palavras interessantes e bem colocadas;
☺ Criatividade na estruturação das frases e emprego do vocabulário;
☺ Apresentação (limpeza, margem, disposição do texto, etc);
☺ Fechamento adequado, curioso ou interessante;
☺ Uma passagem engraçada, alegre, triste, poética;
☺ Novos contextos, situação diferenciada;
☺ Intertextualidade ( personagens de diversas histórias em um mesmo texto);
☺ Descrição de personagens e lugares;
☺ Caracterização de personagens ou de situações.