PROJETO DE ENSINO E PESQUISA
GESTAR II
FOLCLORE DA REGIÃO DE PINHEIRO MACHADO
O projeto foi elaborado a partir de uma proposta do Gestar II e servirá para atender os alunos do 4º Ano do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, turmas 41 da professora Graziele e 42 do professor Diogo onde os alunos usaram pesquisa e dados fornecidos pelos professores e aprenderão a origem da palavra folclore, suas tradições e significados.
O folclore é de valor integral na cultura.
Para contar passagens importantes da nossa história, as pessoas de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições que vão sendo passadas de geração a geração.
OBJETIVOS:
Desenvolvimento do hábito de pesquisa; Conceituar a palavra folclore.
Saber que folclore não é só: crenças, lendas, ditados, brincadeiras, mas é isso e muito mais.
Descobrir manifestações folclóricas do Rio Grande do Sul, focado na região de Pinheiro Machado.
Resgatar a história através de pesquisas.
Valorizar a cultura popular do Rio Grande do Sul.
Conhecer o significado das lutas, revoluções, escravos que passaram por nossa região.
Incentivar o gosto pela leitura;
Valorizar a Cultura Popular.
Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações da cultura de formação histórica da sua região;
Valorizar a cultura do Rio Grande do Sul;
Incentivar o gosto pela história, lendas, contos e causos e provérbios regionais que formam a nossa região,leitura, arte, música e dança.
JUSTIFICATIVA:
O folclore é de valor integral na cultura. Merece ser estudado e aproveitado sobre todos os aspectos, históricos, intelectual, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos, também irão pesquisar com os mais velhos para integrar – se aos valores culturais e históricos de Pinheiro Machado e municípios ao redor nosso que fazem parte da cultura de desenvolvimento histórico.
RECURSOS:
Fatos históricos
Dados históricos
Slides
Fotos
Vídeos
Documentários
Internet
CULMINÂNCIA:
Fazer a apresentação cultural.
Lançar dados para interpretação da historia.
Desafio na pesquisa de dados novos sobre o tema, além de causos e lendas.
ATIVIDADES:
§ Questionar, a partir do tema:
“Folclore: Formação histórica de nossa região e do Rio Grande do Sul ”:
O que sei? O que quero aprender?Como vou descobrir?
§ Leitura e exploração de fatos históricos, lendas, provérbios,etc , (trabalhar a ortografia relacionada);
§ Histórias e desenhos a partir das lendas trabalhadas;
§ Pesquisas sobre o tema;
§ Pesquisas sobre danças folclóricas da nossa regiões brasileiras;
§ Confecção de mural folclórico;
§ Produção de texto;
§ Apresentação;
§ Exposição;
§ Campeonato de adivinhas, trava-línguas etc.;
§ Vocabulários / Ditos populares;
§ Confecção de livrinhos dos chás, brincadeiras, vultos históricos, lendas, mitos , etc.
AVALIAÇÃO:
Será observado durante toda a execução do projeto a participação, criatividade, desenvoltura e interesse dos alunos, a fim de que nossa cultura seja cada vez mais valorizada e que nossos alunos venham adquirir e construir novos conhecimentos.
LINGUAGEM NO FOLCLORE:
Há muitas manifestações numa linguagem popular, mas as principais e mais conhecidas são:
• Parlendas: são palavras ritmadas de fornia a ordenar, com ou sem rimas.
Ex: Nunca me viu, cara de pavio? Sempre te vejo, cara de percevejo.
Provérbios: ditos que contém ensinamentos.
Ex: Diga-me com quem tu andas que eu te direi quem és.
• Adivinhações: também chamada de adivinhas, consiste em perguntas de caráter desafiador.
Ex: O que é, o que é que cai em pé e corre deitado? R:chuva
• Trava-Língua: pequenos versos em que se brinca com a fonética, a pronúncia das palavras através de repetições e rimas similares ou contrárias.
Ex: Um ninho de mafagafos
Cheio de mafagafinhos
Quem desmafagafar o ninho de mafagafos
Bom desmafagador será.
• Quadrinhas: estrofes de quatro versos sobre amor, um desafio ou
saudação.
Ex: Sou pequenino Do tamanho de um botão Carrego papai no bolso E mamãe no coração
• Frases prontas: frases consagradas de poucas palavras com
significado direto e claro.
Ex: "Tirar o pai da forca"
"Quem não tem cão, caça com gato"
• Frases de pára-choque de caminhão: frases humorísticas ou
religiosas que caminhoneiros pintam seus pára-choques.
Ex: "Dirigido por mini, guiado por Deus". "Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas".
Ainda há outros exemplos de linguagens folclóricas que são literatura de cordel, piadas, metáforas, etc.
- LENDAS DO SUL:
Negrinho do pastoreio
Salamanca do Jarau
Casa de MBororé
São Sepé
A moça do cemitério
A Lenda do minhocão
Boitatá
A origem do mate segundo os jesuítas
A origem da erva mate segundo os guaranis
Os índios de nossa região
O castelo de Pedras Altas e suas historias
Lanceiros Negros
Escravos das charqueadas
A lenda de Cacimbinhas
Caverá
João de Barro
A panelinha
O lobisomem do cemitério de RG
Praga do padre morto na Tamandaré
Angoera
Lagoa Vermelha
Quero-quero
Umbú
Soledade
Indumentária gaúcha
Etc
22 DE AGOSTO – DIA DO FOLCLORE
Por definição, folclore é o conjunto das tradições, lendas e crenças de um povo cuja expressão se dá através da cultura, linguagem, artesanato, religiosidade, alimentação e vestuário de uma determinada região ou nação. O Brasil é dono de um dos folclores mais ricos do mundo, construído pelos índios, negros e brancos.
O Dia do Folclore foi instituído em 1965, quando o presidente da República, Castello Branco, assinou o Decreto Federal n° 56.747, denominando o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore Brasileiro. Dois anos depois, no Estado de São Paulo, em 27 de junho de 1967, o governador do estado, Abreu Sodré, assinou o decreto nº 48.310, instituindo agosto como o Mês do Folclore.
A criação das datas que comemoram o folclore tinha como objetivo resgatar os personagens da mitologia brasileira. Os resultados foram positivos e a prova disso é o Saci, que há pouco tempo ganhou seu próprio dia, comemorado em 31 de outubro.
O QUE É FOLCLORE?
"Folclore é o conjunto ou estudo das tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expressos em suas lendas, canções e costumes".
"Folclore é tradição! Passado e presente! É cultura embasada nos usos e costumes de uma nação!"
"Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares e história de uma nação".
O QUE É LENDA? PORQUE O POVO CONTA LENDAS?
Estas perguntas não são especiosas, ou gratuitas. Bem ao contrário:
lendas são parte importante do folclore de um povo, estudá-las é fundamental para o aprofundamento da alma popular. Muitas vezes não conhecemos um grupo social em profundidade sem intimar o seu folclore.
Estudar as lendas, portanto, é fundamental.
As lendas são histórias do País contada pelo seu povo. A lenda é local e se localiza no tempo obrigatoriamente.
O povo conta lendas para fazer a sua autobiografia, para relatar as suas memórias.
APRESENTAÇÃO:
Dia:
Trabalho de pesquisa para casa:
Coletar dados com os familiares sobre:
• Itens da página 3 LINGUAGEM NO FOLCLORE. ( Não entra lendas)
• Trabalho em sala de aula sobre lendas, após deveram contar as lendas aos colegas ( grupo de cinco – cinco lendas).
• Cacimbinhas
• Índios da região da Campanha ( Pinheiro Machado e região)
• João de Barro
• A Lenda do minhocão – Bagé
• A Lagoa da Música – Bagé
• Pesquisa com os pais sobre:
• Como tu fazes? PASSO A PASSO
• CHIMARRÃO
• CHURRASCO
• CARRETEIRO
Para encerrar slides sobre :
Vestimentas dos gaúchos, Porongos e Castelo de Pedras Altas.
A cultura de nossas histórias.