10 de abr. de 2011

Páscoa - 4º Ano.

TEXTO PARA REFLEXÃO: AS DUAS PÁSCOAS/ 4ºANO...

AS DUAS PÁSCOAS

A Páscoa comercial, que a maioria das pessoas conhece e que vemos em toda parte e até na TV. É a Páscoa que apresenta coelhinhos de todo tipo. É a Páscoa que diz que você precisa comer muito chocolate. É a Páscoa que sugere que você não faça nada, descanse e aproveite os feriados. É a época de desejar centena de vezes FELIZ PÁSCOA.

Nesta época de Páscoa comercial criou-se um costume novo, fazendo as crianças desejarem ganhar presentes, nesta época, como no Natal. Porém, no final, ela deixa uma sensação de vazio. Acabou!

A Páscoa que a Bíblia apresenta é bem diferente. A Bíblia conta como Jesus comemorou a Sua última Páscoa com os discípulos, explicando-lhes que ia morrer e derramar Seu sangue para salvar a muitos; e disse-lhes que o pão e vinho seriam recordações de Seu sacrifício.

Também lemos na Bíblia que Jesus não descansou, mas realizou a obra mais difícil de todas: entregar a Sua vida por nós. Para se preparar Ele passou a noite acordado, orando. Nós podemos orar nesta Páscoa, e sempre, agradecendo o que Ele fez por nós.

Jesus não passou uma noite muito feliz. A Bíblia diz que Ele orou em agonia e depois foi maltratado e sofreu muito, por amor a nós. Ele foi crucificado no meu e no seu lugar. Só quem tem Jesus pode ter uma feliz Páscoa.

O maior presente que Deus nos deu foi Seu filho, que morreu por nós. E a Bíblia diz que todos que recebem Jesus ganham o presente da Vida Eterna. Jesus pode nos salvar porque Ele não ficou morto. Seu túmulo ficou vazio; Ele ressuscitou. Você já recebeu o presente da Vida Eterna? Então, agora pode contar para os outros sobre a verdadeira Páscoa, a Páscoa bíblica, a Páscoa que apresenta Jesus como nosso salvador.


Páscoa é Vida Nova!

1) Faça uma comparação entre as duas Páscoas, através de um desenho:

Páscoa Comercial***************** Páscoa Cristã (ou bíblica)

2) Como é comemorada a Páscoa em sua casa?

3) Escreva com suas palavras...

*** Páscoa é________________________________ .



OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA: 4º ANO...

1) Símbolos da Páscoa...

A vela
Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.

Os sinos
Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.

O cordeirinho
Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.

Os ovos
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.

O Coelho
Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.

Trigo e Uva
Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, os principais símbolos Pascais e também representam a aliança eterna do Criador conosco e sua presença entre nós. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.

O peixe
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

O Girassol
O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.


Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.

É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

A Páscoa é a nossa certeza de que, um dia, esse planeta vai respeitar a vida: toda e qualquer forma de vida! Foi por isso que Ele veio e habitou, sofreu e morreu entre nós! Mas ficou no túmulo menos de 42 horas. Sua morte passou depressa. O que ficou foi sua ressurreição!







































MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS: 4º ANO...

1) Texto para leitura e reflexão:

MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS

Com os olhos da fé


A ressurreição de Jesus Cristo é a grande e a única resposta para todas as alegrias e tristezas, para todos os encontros e desencontros cotidianos da vida das pessoas e do mundo. Cristo assumiu sua missão em favor da libertação da humanidade e nos trouxe a esperança de uma vida nova. Amamos o Cristo e nele cremos sem que o tenhamos visto, é a vida e a salvação.

É inegável a importância e a beleza dos olhos: são considerados a luz do corpo e as janelas do mundo interior (alma). O olhar expressa os pensamentos, os desejos e as opiniões. Os olhos nos fazem apreciar as maravilhas da criação, saídas das mãos de Deus. Tão importantes são os olhos que o próprio Deus se tornou visível em Jesus de Nazaré. Mas os olhos, mesmos com potentes lentes, padecem de uma cegueira irreparável. O essencial lhes escapa, pois o olhar humano detém-se na aparência. Aqui entra em cena a fé, que nos permite ver o que é a essência, o sentido da vida.

A fé está para o coração, como a luz para os olhos. Para os discípulos de Jesus foi necessário usar os olhos da fé para contemplar, o crucificado, o vitorioso, que atravessou a espessa cortina do túmulo e passou da morte para a vida.

Os olhos dos discípulos só se abriram quando foram agraciados pela fé verdadeira que brotou do encontro com o Senhor que lhes anunciou a paz e o sopro do Espírito Santo. A fim de nos proporcionar a experiência de fé e não a ilusão de um milagre, os evangelistas deixaram escrito o testemunho dos apóstolos, o esforço dos primeiros cristãos em viver a fé, assíduos ao ensinamento dos apóstolos, na solidariedade, na fração do pão e nas orações.

A constância nestes gestos os fazia enxergar a presença de Cristo em meio à comunidade. E a recompensa para nós, que vemos com os olhos da fé, que amamos o Cristo e nele cremos sem que o tenhamos visto, é a vida e a salvação.

(Adaptação – Revista “Família Cristã” – março 2002)






ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO...


2) A última ceia de Jesus tem muitos significados.


a) Relacione os significados com as palavras pronunciadas por Jesus:


Amor********** Tomai e comei

Alimento********** Deu graças

Sacrifício********** Fazei isto em minha memória

Ação de graças********** É o meu sangue derramado por vós

Presença permanente********** Para o perdão dos pecados


b) Ilustre a última ceia de Jesus com os apóstolos: