1 de abr. de 2020

Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro Professora: Graziele Mello Monteiro Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020 2º Período de Quarentena Língua Portuguesa • O Trabalho deve ser realizado no caderno, em folhas e individualmente. Vou digitalizar as folhas para colocar aqui no blogger. .................................................................................................................................................................................. Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro Professora: Graziele Mello Monteiro Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020 2º Período de Quarentena Matemática • O Trabalho deve ser realizado no caderno, em folhas e individualmente. Vou digitalizar as folhas para colocar aqui no blogger. .................................................................................................................................................................................. Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro Professora: Graziele Mello Monteiro Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020 2º Período de Quarentena Ciências • O Trabalho deve ser realizado no caderno, em folhas e individualmente. Texto da aula de ciências Tem uma parte no caderno de vocês. Aqui tem todo Atitudes para preservar e tornar o planeta mais sustentável A preocupação com o meio ambiente está em grande evidência atualmente. O impacto no ecossistema e na vida humana tem sido tema de reuniões na Organização das Nações Unidas (ONU) e em debates, simpósios e congressos ao redor do mundo. Para garantir que a Terra seja um planeta ambientalmente mais sustentável, é essencial que algumas atitudes sejam alteradas e novas medidas sejam seguidas por cada um de seus habitantes. Já que a preservação ambiental é um dever de todos, como contribuir com a preservação do meio ambiente com atitudes simples mais inovadoras e que podem fazer a diferença? 10 dicas importantes para a conscientização ambiental: 1. Preserve as árvores: Não realize podas ilegais. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois essa atitude pode atingir matas próximas preservadas. Outro ponto é não praticar o desmatamento. 2. Cuide bem dos cursos de água: É essencial que não se jogue lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos. Preserve a mata em volta desses locais, essa vegetação protege esses locais contra a erosão e assoreamento. 3. Diga não à pesca e à caça ilegais: Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regas que indicam a quantidade de pescado permitida. Além de ser proibido, esse ato desequilibra o curso natural da vida desses animais. Também é importante não realizar a caça ilegal. 4. Nunca compre animais silvestres sem registro: Além de ser crime, para adquirir um animal de forma legal é necessário obter a autorização do Ibama, tanto para comercializar como para adquirir. Ao comprar animais ilegais, você colabora com o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade, contribuindo até para a extinção de algumas espécies. 5. Descarte de resíduos: Em hipótese alguma jogue lixo no chão! Faça o descarte regularmente separando o lixo reciclável do orgânico nos latões de lixo. Separar os resíduos para a reciclagem diminui a quantidade de lixo nas grandes cidades e facilita o trabalho dos coletores. 6. Reutilize, reaproveite e recicle: Essas três palavras-chaves contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente! Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para guardar objetos. As roupas que não estão mais em uso podem ser doadas. O importante é diminuir a quantidade de lixo produzida! 7. Reduza o consumo de água: Na luta para tornar a Terra um planeta ambientalmente mais sustentável, economizar a água é um dos passos mais importantes. Para isso, crie maneiras de aproveitar melhor a água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho. 8. Evite andar apenas de carro: Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, troque a ida de carro para o trabalho, por exemplo, pelo uso de bicicletas ou opte por utilizar o transporte público de sua região. 9. Reduza o consumo de energia elétrica: Evite o consumo exagerado de energia. Uma dica é deixar os aparelhos eletrônicos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários. 10. diminuir a quantidade de lixo produzido nas casas é essencial para construir um ambiente ecologicamente correto! Atividades: 1) Escrever exemplos de como podemos colaborar com cada um dos 10 itens e dar exemplos: .................................................................................................................................................................................. Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro Professora: Graziele Mello Monteiro Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020 2º Período de Quarentena Geografia • O Trabalho deve ser realizado no caderno, em folhas e individualmente. Rio Grande do Sul O relevo do RS A geografia do Rio Grande do Sul A geografia do Rio Grande do Sul ocupa cerca de 3% de todo território nacional, Todo o seu território está abaixo do Trópico de Capricórnio. No Brasil, o Estado faz parte da região Sul, fazendo fronteiras com o Estado de Santa Catarina e dois países: Uruguai, Argentina. É banhado pelo oceano Atlântico e possui duas das maiores lagoas do Brasil: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de possuir uma das maiores lagunas do mundo: a lagoa dos Patos, que possui água salobra. O Relevo Cavernas, grutas, montanhas, planícies. Com certeza você já viu muitas paisagens diferentes em fotografias, filmes, reportagens na televisão ou mesmo durante viagens. E provavelmente notou que a superfície da Terra é muito irregular. O conjunto das irregularidades do terreno constituiu o relevo terrestre. O Rio Grande do Sul apresenta 5 principais unidades de relevo, cada uma com características próprias. Por não se encontrar na área de alcance do choque das placas tectônicas nosso estado, assim como o Brasil, não sofre manifestações significativas em seu relevo, com altitudes não muito altas que vem sendo rebaixadas pela erosão. O território do estado é formado por rochas magmáticas, sedimentares e cristalinas. Durante a Pré-História, ocorreram vários fenômenos físicos que foram adaptando as formas de relevo do Rio Grande do Sul, formando, hoje, unidades de relevo diferentes com variadas altitudes, rochas e formas. O Relevo Gaúcho possui altitudes que chegam a 1.398 metros Ao norte situa-se o Planalto Meridional, formado por rochas basálticas decorrentes de um grande derrame de lavas, ocorrido na era Mesosóica. A nordeste do Estado encontram-se as terras mais altas deste planalto, que alcançando 1.398m (Monte Negro) no município de são José dos Ausentes. Suas bordas correspondem à chamada Serra Geral. Ao centro do Estado está a Depressão Central que é formada de rochas sedimentares dando origem a um extenso corredor que liga o oeste ao leste, através de terrenos de baixa altitude. Ao sul localiza-se o Escudo Sul-rio-grandense, com rochas ígneas do período Pré-Cambriano e, por isto mesmo, muito desgastadas pela erosão. Sua altitude não ultrapassa os 600m. A Planície Costeira teve sua formação do período Quaternário da era Cenozóica, a mais recente da formação da terra. Corresponde a uma faixa arenosa de 622km, com grande ocorrência de lagunas e lagoas, entre as quais destacam-se a Laguna dos Patos e Mirim. O processo de formação desta região tem caráter evolutivo, estando em constante mutação, como decorrência da sedimentação marinha e flúvio-lacustre. Clima O clima predominante no Rio Grande do Sul é subtropical úmido, que corresponde a duas estações bem definidas: verão, que apresenta elevadas temperaturas, e inverno, com frio intenso, possui o inverno mais rigoroso do país. As chuvas no decorrer do ano são bem distribuídas. A temperatura sofre variações de acordo com as altitudes, dessa forma, as áreas de baixa elevação apresentam o clima tropical e nas regiões de maiores elevações, predomina o clima temperado. Vegetação A composição vegetativa do Estado do Rio Grande do Sul é constituída basicamente por quatro tipos distintos de vegetação: Mata de Araucárias, Pampas, Vegetação Litorânea e Mata Atlântica. • Mata de Araucárias: é caracterizada por uma floresta subtropical formada por coníferas e pinheiro-do-paraná. • Vegetação Litorânea: ao longo de todo litoral rio- grandense se encontra vegetação úmida com uma abundante quantidade de areia. • Mata Atlântica: é um tipo vegetação que cobre desde o norte até o sul do país na costa litorânea. Hidrografia A rede hidrográfica do Rio Grande do Sul é dividida em três regiões: Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai; Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba; Região Hidrográfica da Bacia do litoral. Os rios mais importantes do Rio Grande do Sul: - Uruguai; - Ijuí; - Jacuí; - Caí; - Taquari; - Ibicuí; - Pelotas; - Camaquã; - Sinos. As paisagens urbanas e rurais também farão parte de nosso estudo. . Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro Professora: Graziele Mello Monteiro Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020 2º Período de Quarentena Ensino Religioso • O Trabalho deve ser realizado no caderno, em folhas e individualmente. Responder: 1) Em que podemos ajudar o próximo nessa época de pandemia que não podemos manter contato com a rua e com outras pessoas? 2) Todos na sua casa estão em quarentena? 3) O que você e sua família tem feito para passar o tempo? 4) Faz um cartaz em folha de ofício com orientações e cuidados sobre o Coronavirus. .................................................................................................................................................................................. Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro Professora: Graziele Mello Monteiro Aula Programada – 5º Ano - 52 - 1º Trimestre de 2020 2º Período de Quarentena Produção Interativa • O Trabalho deve ser realizado no caderno, em folhas e individualmente. 1) Desenha o coronavírus. 2) O que você sabe sobre essa doença? 3) O que é quarentena? ..................................................................................................................................................................................